domingo, 6 de junho de 2010

Vazamento em Golfo do México

BP tenta tampar vazamento em Golfo do México


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou pela segunda vez uma viagem à Indonésia e à Austrália para tratar do vazamento de petróleo provocado pela explosão de uma plataforma operada pela BP no Golfo do México, iniciado há mais de seis semanas. Obama deverá visitar a região nesta sexta-feira pela terceira vez desde o início da crise para avaliar os estragos causados pelo óleo.

Em entrevista à rede de TV americana CNN na quinta-feira à noite, o presidente afirmou estar "furioso" com a BP. A Casa Branca enviou uma fatura de US$ 69 milhões para a empresa, para cobrir parte dos custos com a limpeza. A BP afirmou que até agora os prejuízos com o vazamento já somam US$ 990 milhões.

A petroleira disse ainda ter avançado na instalação de uma espécie de tampa sobre um poço, que possibilitará a canalização de parte do vazamento para navios na superfície. Um vídeo mostra a tampa sendo colocada contra a pressão provocada pelo vazamento de petróleo e gás. Mas, segundo os engenheiros da empresa, poderão ser necessárias até 24 horas para avaliar se a tentativa deu resultados.

O principal executivo da BP, Tony Hayward, deve se reunir com acionistas nesta sexta-feira. A petroleira afirmou que só espera conter totalmente o vazamento em agosto, quando será completada a construção de dois outros poços de escape próximos ao local do vazamento.

O vazamento no Golfo do México começou no último dia 20 de abril, quando a plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP, explodiu, causando a morte de 11 trabalhadores.
Fonte: BBC Brasil
Matéria do Programa Legendarios, "Felipe Solari Visita Vazamento de Petroleo"

...

.

0 comentários:

Postar um comentário