terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Planta e Raíz: Manifestação do Amor


No dia 07 de novembro de 2010, foi o pré-lançamento do CD Manifestação do Amor, do grupo de reggae Planta e Raiz. Em seus doze anos de carreira, a banda já cantou com Tribo de Jah, Chorão e Evandro Mesquita.

Planta e Raiz é composta por Zeider, Fernandinho, Franja, Samambaia, Juliano e Cuio. Em Manifestação do Amor, a banda conta com a participação especial em algumas faixas, de Gerê, Tato (do grupo de forró Falamansa) e outros músicos.

O show, que aconteceu no Carioca Club, teve um público bem eclético, indo desde os pequeninos até os mais velhos. Cantando sucessos como Chuva, de Luis Carlinhos e Tô no Barato, Planta e Raíz apresentou suas novas composições para o público, sendo três em parceria com o cantor Tato (Mil Lugares, Amor e Paz e Raiou) e uma de autoria dele, a Gotas de Amor.

Também tem o remix da música Família, do grupo Titãs, com um toque de reggae. E o destaque fica para a música Mesmo que Seja Eu, de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, que recebeu sua versão regueira.

E para fechar com chave de ouro, em um CD com tantas surpresas, Zeider fez uma música homenageando a filha que ia nascer: Encontre a Liberdade.

O reggae começou em meados do início da década de 70, na Jamaica, tendo como um dos precursores Bob Marley. Dentre os lemas do reggae, está falar sobre liberdade, amor, natureza, questões sociais e Deus. Temas que o Planta e Raiz seguem ao pé da letra.

O ritmo é uma mistura do ska, um mix de ritmos caribenhos com jazz e blues em sua composição, e do rocksteady, semelhante ao ska, mas com velocidade reduzida, e a substituição do trombone pelo baixo proeminente e piano.

Foi em 1998 que Planta e Raiz começou a dar seus primeiros passos, tendo a primeira oportunidade na tradicional Feira da Vila Madalena, que acontece todos os anos em São Paulo.

Nessa apresentação, a banda ainda era apenas um trio, Samambaia, Zeider e Fernandinho - os dois últimos amigos de escola. As músicas ainda não eram de sua autoria, cantaram Bob Marley e outros clássicos do reggae roots.

Mas não demorou muito para emplacarem seus próprios hits, em 2000, lançaram o single Que Brota da Terra, que dentre as quatro faixas, tinha a famosa música Com Certeza. Um ano mais tarde, veio o CD Esse é o Remédio, com 14 faixas, dentre elas, Pra poucos.

O terceiro CD foi o De cara pro Mundo, com a regravação do A dois passos do Paraíso (da banda Blitz). Em 2005, gravaram o CD Planta e Raiz: Ao Vivo, com participação de Chorão, da banda Charlie Brown Jr. O último, gravado em 2007 foi o Qual é a Cara do Ladrão, com o sucesso da música com o mesmo título.

O diferencial do novo CD é que ele foi produzido de forma independente pelo selo Music Brokers, que tem a banda como primeira parceira. As músicas, com seu ritmo praiano, nos dão vontade de ir à praia, curtir o mar e a tranquilidade que o lugar proporciona.

Por Raquel Almada (BolaRadio.com)

0 comentários:

Postar um comentário